Role Hopper

É um verdadeiro "tapa buracos"! Ao chegar, você poderá ser treinando para um ou mais roles, que podem ser: Quick Service, Merchandise, Operations, Custodial, Recreation, Transportation ou Full Service. Mas nào tenha grande esperanças de ser treinado para tudo isso, já que normalmente o tempo do programa (2 meses) não permitiria. Normalmente eles são treinados para os roles que, no momento estejam precisando de mais gente, o que quase sempre inclui Quick Service! Pode ser também que você seja treinado para mais posições durante o programa.

É mais um role sem local fixo de trabalho, pode ser que você seja designado para apenas um parque, apenas uma determinada área ou ainda tem a chance de estar cada dia em um lugar diferente! Até hoje, essa role só foi oferecida aos brasileiros no ICP 2005/2006.

Mauricio Otto, Role Hopper – Merchandise e Quick Service, Animal Kingdom (DAK), winter 05/06

Aprendizes me perguntam, o que você fez na Disney, e sempre venho dizer que fui um coringa. Pois é, ser role hopper é ser um coringa como no baralho, tem várias funções.

Role Hopper é o nome da posição em que o Cast Member pode trabalhar em várias áreas em que ele é treinado, no meu caso, fui “quick” e “merchandise”, já que o período que trabalhei foi curto e não daria tempo de treinar todas as outras áreas. Não vou ficar dizendo o que é ser cada um porque não diferencia muito dos outros depoimentos, mas vou dizer como é ter dois empregos ao mesmo tempo.

Primeiramente, você é treinado pra uma posição, que foi quick no meu caso. Fiquei durante a primeira metade trabalhando no Flame Tree BBQ, um restaurante bem grande do parque que servia comidas do tipo “churrasco”.

O restaurante é tranqüilo e como qualquer restaurante, tem que ter o profissionalismo de não comer a comida, ainda mais que foi difícil não comer as tortas maravilhosas que eles tinham de sobremesa. Não pode dar muito vacilo quanto a ficar se apoiando e “descansando” e não mostrando serviço, o profissionalismo no restaurante é muito policiado, então, sempre se mantenha ocupado, mesmo que sua tarefa seja rápida ou já tenha terminado.

Depois na segunda metade, eu fui treinado pra ser merchandise, o que comparado com quick, é uma maravilha! Não volta pra casa cheirando a batata frita e nem pernil defumado! Mas em compensação a responsabilidade de mexer com dinheiro e cartões de crédito é muito alta.

O treinamento é muito legal, mas tem que ter muita atenção quanto aos prováveis roubos de mercadorias, e a variedade de cartões de crédito, cheques, documentos de identidade, dinheiro, enfim, formas de pagamento em geral. Merchandise em si é muito divertido, pois há maior contato com as pessoas e eu achei muito legar ficar brincando com os guests fazendo “merchantainement” com um monte de gente de outros países, perguntando de onde eram e se estavam se divertindo nos parques, se já tinham ido anteriormente e o que acharam de melhor no parque.

Tem que ter um bom controle do tempo, porque os role hoppers são muito desejáveis nos lugares, pois tem mais conhecimento, então os managers ficam sempre de olho em saber o que eles estão fazendo e se estão trabalhando direito.

Apesar de ter trabalhado bastante e ter vários managers que ficavam de olho em mim, o legal foi que fiz amizades nos dois lugares em que trabalhei, e isso foi recompensador, já que as pessoas eram muito simpáticas, e sabiam o esforço que a gente fazia pra sair de uma loja correndo e ir pro restaurante, sendo que ainda tinha que trocar o costume.

Pra quem quer fazer dinheiro, role hopper é a recomendação, pq recebe treinamento em matra e de quick, assim podendo pegar horas extras nas 2 áreas. Além de que, a maioria dos hoppers caírem no DAK, que é o parque que fecha mais cedo que os outros. Então, sobra tempo de ainda pegar outra hora extra no mesmo dia. Mas cuidado com a overdose de trabalho que pode chegar a ficar doente de tanto trabalhar, o que aconteceu comigo!

Alimentem-se direito e sempre mantenham-se acordados pra não fazer nada de errado no trabalho. Hora extra é muito bom, mas a overdose pode te levar a ficar doente e dia seguinte você não consegue levantar da cama, então muito cuidado com isso. Sempre mantenha o clima de trabalho divertido e se alguma vez começar a ficar com saudade de casa ou que não agüenta mais seu manager ou qualquer outra coisa que esta te irritando, lembre-se:

VOCE ESTA NA DISNEY, TRABALHANDO E VENDO COMO A MAGIA ACONTECE, PORQUE VOCÊ FAZ PARTE DESSA MAGIA!

Parece ridículo, mas quando esta lá dentro, vendo como as coisas funcionam, é uma alegria só, vendo os bastidores e tudo sendo feito bonitinho pros guests e todos se endireitando pra estar on stage.... é uma alegria só. Pessoalmente, o backstage é mais maneiro que o próprio parque, então mantenha essa frase na cabeça qndo tudo der errado e pensar em jogar todo o esforço que fez pra chegar lá e desistir.

Então, queridos futuros cast members, entrem nessa viagem pra curtir bastante e aprender tudo sobre a Disney e como a coisa toda funciona, porque vale muito a pena! Não façam nada no trabalho que possam se arrepender depois, curtam tudo conforme o contrato.

Tirem bastante fotos, saiam pra curtir bastante, tragam muitas boas histórias pra contar pros amigos e familiares que ficaram, e boa viagem!

   

Este site serve apenas para fins informativos, não sendo o site oficial para recrutamento para os programas da Disney. Procure a STB
Disclaimer: The site "Cast Member Brasil" is not maintained by, operated by or in any way controlled by the Walt Disney Company or by STB - Student Travel Bureau. Walt Disney World international college program is a trademark of The Walt Disney Company.

Fotos